fbpx

Lays Amaral

Vale a pena contratar um treinamento motivacional?

Os empresários me procuram para contratar soluções que melhorem o engajamento da equipe e faça com a empresa tenha bons resultados.

O fato é que nem sempre um treinamento motivacional vai resolver essa questão. Ao longo dos anos vivi experiências onde os colaboradores participavam do treinamento e nada do que era dito ali tinha conexão com a realidade da empresa e isso por vezes tende a causar um efeito contrário.

Por isso quero começar esse artigo trazendo um alerta: não ‘’copie’’ a estratégia do seu concorrente.

O treinamento motivacional é excelente se aplicado da forma correta e momento adequado, costumo chamar isso de maturidade relacional, é quando o seu colaborador entendeu que a empresa tem um objetivo muito claro e a função dele é se manter alinhado a esses ideais para que juntos colaborador e diretoria alcancem resultados ainda mais assertivos.

O fato é que nem sempre a empresa possui objetivos muito bem definidos e o treinamento acaba sendo um desperdiço de tempo e recursos financeiros.

Talvez essa técnica funcione no seu concorrente nesse momento, mas isso não significa que a sua empresa esteja preparada para tal abordagem.

Olhe para dentro do seu negócio e defina o direcionamento adequado para a realidade da empresa, vou te ajudar com alguns questionamentos:

Qual é o sonho grande da empresa? Onde ela quer chegar?

Por que exatamente você quer treinar a equipe?

Que tipo de comportamento você gostaria que tivessem e hoje não tem?

Com base na resposta anterior, é realmente um treinamento motivacional que vai satisfazer essa demanda ou seria um treinamento mais específico?  

Quais os três principais motivos para que a equipe esteja nesse momento desmotivada?

Responder a essas perguntas vai te ajudar a compreender se de fato o que você precisa é motivar, por vezes, pode ser um treinamento de vendas que vai trazer maturidade e segurança no momento da venda dos produtos, ou ainda algo relacionado a processos e organização do setor, tudo vai depender de como as coisas estão fluindo por aí, o que eu não quero é que você generalize e busque soluções que não se conectam com o que a sua empresa realmente precisa.

O treinamento motivacional é positivo desde que usado no momento certo, não é verdade?

Vale lembrar que mais do que treinar a equipe em um momento específico com um consultor externo em ambiente preparado para esse fim, trazer credibilidade e mostra que você dono da empresa e/ou gestor de departamento está preocupado em dar suporte para todo o time, mas é fundamental que você crie um ambiente corporativo, direcionado para estrategicamente manter as pessoas motivadas e engajadas com a empresa. Abaixo algumas sugestões:

A motivação é interna. Cada pessoa tem um motivo específico e individual para agir em prol de algo, o que você pode fazer é gerar estímulos que tendem a gerar conexão entre você (dono de empresa ou gestor) com o colaborador, por exemplo: se vamos juntos promover um atendimento extraordinário em prol de um prêmio específico da sua categoria, já é um ponto em comum, se trata de algo importante para a empresa e para o colaborador que fará parte desse momento, todos olham para o mesmo foco, portanto, se no treinamento motivacional foi dito que precisamos trabalhar em equipe, no dia a dia da empresa é possível perceber isso acontecendo na prática, percebe? Nesse ponto é fantástico, conseguimos aproveitar o treinamento motivacional sem que ele dure apenas algumas horas.

A sua empresa precisa ser um ambiente bom para se trabalhar e isso depende da sua postura, estratégia, intenção e foco na realidade do seu negócio é assim que você vai atrair os melhores profissionais do mercado e com isso amenizar aquele velho problema bem comum em várias empresas, que é contratar mão de obra qualificada, esse profissionais existem mas eles precisam querer trabalhar aí no seu negócio e nesse momento que vale toda a reflexão desse artigo, respeite o seu processo, faça o que possível mas não deixe de treinar o seu time.

Me conta como é por ai, o que você percebe que desmotiva a sua equipe? Compartilha nos comentários que eu já preparo conteúdos ainda mais personalizados para te apoiar na gestão de pessoas.

Um grande abraço e menos operação e mais gestão.

Share on facebook
Compartilhar
Share on linkedin
Compartilhar
Lays Amaral
Lays Amaral