Quantas vezes em 2017 você criou expectativas sobre algo que não conseguiu resolver?
Para cada desafio no dia a dia, existe uma diferença muito grande sobre o que está no seu controle e o que não depende de você! A grande questão aqui é que nos sentimos frustrados sobre situações que não nos dizem respeito e perdemos muito tempo da nossa vida “ocupados”, sofrendo e muitas vezes lamentando por algo que realmente não conseguimos resolver.
Observe essa imagem:
Temos dois círculos um dentro do outro onde o círculo da preocupação representa uma “pressão” sobre o círculo de influência, conseguiu observar? É como se ele tivesse ganhando cada vez mais espaço e reduzindo ainda mais o círculo de influência.
É exatamente isso que acontece todas as vezes que você
a)Espera que seu sócio mude determinado comportamento para que os resultados na empresa sejam mais assertivos;
b) Que a economia melhore e seu negócio seja promissor;
c) Que o Brasil reduza a tributação
d) Que não chova por que a sua programação exige um tempo aberto e ensolarado
e) Que seu colaborador se comprometa com os assuntos da empresa, enfim, para todos esses exemplos existe uma dependência externa além da sua capacidade, e ainda assim, somos tomados por uma ansiedade, angústia e preocupação sobre algo que não nos cabe.
Agir dessa forma, nos coloca em uma postura de REAÇÃO, onde o ambiente domina nossas emoções e atitudes, ao passo que um comportamento PROATIVO nos coloca em ação e é exatamente isso que eu desejo a você!
O foco aqui é no seu esforço, na sua decisão, no que você pode fazer, nunca no outro, no ambiente, na situação. Como VOCÊ pode mudar determinada situação? Qual o comportamento que VOCÊ precisa adaptar para clarificar um problema? VOCÊ… VOCÊ… VOCÊ!
Nesse sentido, o círculo da influência tende a crescer e o foco será direcionado a atitudes mais assertivas.
Por isso eu quero te perguntar: Onde você tem concentrado a sua força?
No círculo da preocupação ou no círculo da influência?
Stephen Covey, defende que essa é a grande diferente entre pessoas proativas e reativas, veja qual mais se adequa ao seu perfil:
Se conheça, se permita! Viva um 2018 mais proativo, com atitude assertivas e que melhorem os resultados da sua vida e dos seus negócios!
Gostou do conteúdo de hoje?
Assine a minha lista VIP e fique por dentro das novidades que preparei com exclusividade para você!
Um grande abraço, nos vemos em breve!