fbpx

Alívio imediato x Fracasso a longo prazo?

O título do artigo de hoje foi pensado com muito carinho para te provocar. Isso mesmo! Gostaria que você refletisse sobre todos os incêndios que hoje você está apagando em função de não ter realizado suas tarefas e compromissos no tempo certo.

“Não mereço me sacrificar tanto”; Final do ano esta aí”; Hoje não é um bom dia”; “Amanhã vejo isso”; “Depois faço”. São frases que fazem parte do dia a dia dos procrastinadores, que inclusive você já tenha dito ou ouvido por aí. Mas o que há de errado nisso? Procrastinar vai te matar? Não. Mas vai tornar a sua vida um atraso constante, provavelmente colocando-o em situações difíceis e talvez lhe reserve um futuro menos promissor do que você poderia ter.

Adiar uma atividade sob a percepção de nesse momento fazer algo mais interessante, significa não ter claro a importância de tal tarefa pra a própria vida ou simplesmente ser imediatista o suficiente para não entender que existe um tempo para plantar e depois colher.

Tudo tem um preço! Se dedicar a um projeto, exige disciplina para dia a dia cumprir uma etapa de cada vez e no curto prazo se deparar com o sucesso.

Agora aqui nesse ponto, temos algo importantíssimo: Curto e longo prazo!

No curso prazo tenho datas previamente estabelecidas como é o caso de uma reunião com a diretoria, a prova de matemática, o aniversário de um amigo, a apresentação do meu produto a um cliente importante, enfim, compromissos que preciso cumprir e que já tem uma data para acontecer. Para cada um desses cenários, temos ações que precisam ser desenvolvidas até a data estabelecida, seja comprar o presente, montar o roteiro da reunião, elaborar o material de apresentação, entre outros.

Se por ventura, procrastino alguma dessas atividades corro o risco de ser assombrado pelo monstro do pânico (personagem criado pelo grande Tim Urban) que nada mais é aquele dia ou semana que antecede o compromisso e você se da conta de que não fez o que deveria ser feito.

Ai ai! Quem nunca hein? É um desespero só!

No fim, acaba dando certo, mas concorda que poderia ter sido bem mais produtivo, consistente, tranquilo e eficaz? São momentos que surgem muitas oportunidades, mas se você não está preparado acaba por perder grandes oportunidades.

Agora quando se fala de longo prazo o reflexos da procrastinação tem um peso ainda maior.

Quando pergunto para meus coachees sobre o que esperam da vida no longo prazo sempre ouço: “quero ser uma pessoa de sucesso” “quero comprar minha casa”; “quero fazer a viagem dos meus sonhos”, perceba que aqui o monstro do pânico não é acionado com tanta frequência, sabe por que? Não tem uma data definida! Não se defini um momento exato para todos esses anseios, além do que temos muito mais facilidade para nos comprometermos com os outros do que conosco mesmo. E não diferente dos compromissos citados anteriormente, aqui no longo prazo, uma série de ações precisam ser executadas hoje, aquelas lá do início do artigo que estão sempre em conflito com o alívio imediato que a procrastinação oferece.

E daí o que resta? FRACASSO! Que nada mais é que a não realização do seu sonho.

Para quem já experimentou e se fortaleceu ,parabéns, não vai mais beber dessa água.

Se ainda não conseguiu se reestabelecer, procure ajuda, defina seus objetivos e siga na direção deles.

Agora se você procrastina e já aprendeu onde isso vai parar, está na hora de reverter esse cenário, vem comigo!

1º Clareza do objetivo final

De certa forma, o seu dia a dia gira em torno disso. Suas ações diárias refletem na pessoa que você vai se tornar então cuidado com que anda fazendo. Quem sabe no seu dia a dia tenham algumas tarefas que não são assim tão atraentes, mas entenda que elas também fazem parte do processo de construção e realização dos seus objetivos. Portanto, foco no resultado final.

2º Quebre uma grande meta em pequenas tarefas.

Em vez de ir em direção a um grande acontecimento, estipule objetivos menores que te ajudarão a chegar na linha de chegada. O ideal é marcar quando você pretende começar e acabar a tarefa, e ficar de olho no caminho que fará para terminá-la. Ex: Se o objetivo for concluir aquele livro que a tempos está na cabeceira, você pode estipular uma data de término e fracionar as páginas que serão lidas diariamente, não seria ótimo?

3º Comece HOJE

Olhar para dentro da sua jornada de vida é fantástico, buscar novos desafios e vislumbrar a realização dos sonhos é sem dúvida o nosso maior e melhor combustível de vida, para você precisa realizar e o que vez depois disso é FAZER. Um pouco a cada dia, mas fazer, sem deixar para amanha, o tempo certo já foi definido… é HOJE!

Sucesso na sua caminhada!

Share on facebook
Compartilhar
Share on linkedin
Compartilhar
Lays Amaral
Lays Amaral