3 Motivos que destroem qualquer equipe

3 de janeiro de 2018

CHEGA! Pare de se frustrar

20 de março de 2018

7 lições que aprendi com o filme “ Fome de Poder”

Você sabe como o McDonald’s se tornou um império do fast food mundial? Pois bem, o filme Fome de Poder, estrelado por Michael Keaton, conta os detalhes de como Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake, conseguiu impulsionar os negócios de rede de franquias de uma hamburgueria do Sul da Califórnia, criada por Mac e Dick McDonald.

O filme é uma verdadeira aula de empreendedorismo e eu separei umas passagens importantes que podem ser realidade na sua vida e no seu negócio.

Lição 1 – Conheça o seu diferencial: Tenha claro o que você entrega para o seu cliente. Concentre-se nos últimos feedbacks positivos que você recebeu, recorde das palavras que o cliente usou para expressar gratidão por algo que o seu produto ou serviço impactou para aquele cliente. Nem sempre o óbvio é a sua principal entrega. No filme, os irmãos Mc Donalds achavam que os hambúrgueres eram deliciosos e por isso a casa estava sempre cheia, mas Kroc, percebeu rapidamente que o tempo de entrega era o grande diferencial e que essa seria a primeira e principal  estratégia para perpetuar a atuação daquele singelo restaurante. Olhe para o que você faz, tenha sensibilidade para perceber seu diferencial e principalmente use a seu favor.

Lição 2 – Reconheça os talentos ao seu redor: Mesmo que a ideia não tenha sido sua, mas se a oportunidade está diante de você, abrace. Não temos ideias geniais todos os dias, mas estar em contato com pessoas permite um avanço muito maior. Orgulho não combina com negócios de sucesso. Humildade sim! Quem sabe seu colaborador tem uma solução imediata para algum problema da empresa, por que não acatar? No filme Kroc nunca deu as costas às pessoas que o recepcionavam em suas visitas comerciais, nem mesmo as que faziam parte da mesma empresa, ele as abraçou. Ele não via os criativos como um perigo a sua autoridade, mas como uma força a ser aproveitada.

Lição 3 – Relacionamento – Saia do lugar, conheça outras pessoas, não se feche! Há oportunidades nas pessoas. Centrar em um pequeno ciclo é um dos maiores erros da trajetória profissional e pessoal de qualquer pessoa. Se liberte! Kroc, o entusiasta de Fome de Poder, era carismático e por onde passava destinava tempo para uma boa conversa, ele gostava de perguntar e ouvir as pessoas e aqui tem algo muito bacana, não somos donos do conhecimento, a nossa verdade não é absoluta e ouvir é uma sábia decisão daqueles que querem alavancar seus negócios.

 

Lição 4 – Tolere a frustração… mas mude o que precisa mudar: Os irmãos McDonald recusaram ou adiaram muitas ideias de Kroc, como usar leite em pó, fechar exclusividade com a Coca-Cola, renegociação em termos contratuais, local de estoque abaixo da loja, etc. Em vez de desistir, Kroc tolerou a frustração enquanto possuía menos poder. Depois encontrou novos caminhos e regras para colocar suas ideais em prática e se satisfazer enquanto pessoa e profissional.

Lição 5 – Reconheça suas limitações – Os irmãos McDonald sabiam muito bem que a sua lanchonete era revolucionária. Eles mesmo tentaram abrir uma filial em outra cidade, mas não tiveram sucesso e desistiram disso, ignoraram os erros ao invés de aprimorá-los. Não souberam executar e demoraram para reconhecer. Porém Kroc insistiu na franquia e foi bem sucedido. Era a mesma ideia, apenas com uma execução ousada, carismática e bem feita.

Lição 6- Controle seu ego, não passe por cima de ninguém – A força, o foco e a ousadia de Kroc são admiráveis, mas em alguns momentos ele se mostrou sarcástico, soberbo e ultrapassou limites da ética e da moral em especial com relação aos irmãos McDonald donos da essência do restaurante. Desenvolver sim, sobrepor aos outros, definitivamente não é necessário.

Lição 7 – Faça! – Você precisa se mexer em direção aos seus objetivos. Você precisa fazer isso! Não espere! Certo ou errado, Kroc tinha isso muito claro. Ele sabia exatamente o que queria e não descansou enquanto não conseguiu realizar, os irmãos McDonald por sua vez, não tinham essa clareza, estavam a deriva e sofreram as consequências das suas escolhas e ações.

Empreender na vida e nos negócios é desafiador. Demanda coragem! E certamente esse filme vai te inspirar em vários aspectos, se você ainda não assistiu, ele está disponível na Netflix, prepare a pipoca e aproveite!

Particularmente… eu adorei!

Gostou do conteúdo de hoje?

Assine a minha lista VIP e fique por dentro das novidades que preparei com exclusividade para você!

Um grande abraço, nos vemos em breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *