Alívio imediato x Fracasso a longo prazo?

3 de janeiro de 2018

7 lições que aprendi com o filme “ Fome de Poder”

20 de fevereiro de 2018

3 Motivos que destroem qualquer equipe

Se esse título chamou sua atenção e você clicou para ler um pouco mais eu espero duas coisas de você:

1º Se você empresário / gestor se identificar com 1 ou mais das atitudes listadas, prometa que vai tomar uma atitude a respeito, hoje ainda!

2º Se você conhece algum líder / chefe que se identificaria é sua responsabilidade alertá-lo, combinado?

Vamos lá!

Nesse artigo você vai encontrar 3 das muitas atitudes que desmotivam uma equipe. Considero aqui, as que venho observando nas empresas e acompanhando de perto o resultado de comportamentos desastrosos.

Simon Sinek sugeriu algo muito interessante: “Se você não entende de pessoas, não entende de negócios” essa colocação é muito pertinente e felizmente de forma gradual as empresas tem compreendido que sem o fenômeno “GENTE” não é possível grandes realizações nesse mercado altamente competitivo.

É mais do que isso! É preciso ter pessoas engajadas, comprometidas e que tenham vontade de fazer as coisas acontecerem, verdadeiros empreendedores fazendo da sua empresa um negócio de sucesso.

Portanto, fique atento a forma como você lida com as pessoas que atuam com você!

Vamos então para o primeiro elemento:

1º AUSÊNCIA DE FEEDBACK

Se você NÃO tem o hábito de dar feedback para seus colaboradores, CUIDADO! Você pode estar criando um sent

imento de frustração e de desinteresse pela sua empresa. Uma PESSOA (colaborador) tem necessidade de se sentir valorizada e mais do que isso, precisa entender se de fato está contribuindo com os resultados. O colaborador precisa de um direcionamento!

Agora se você imagina que elogiar demais “estraga” o funcionário, eu quero te fazer uma pergunta! Como você se sente quando alguém diz: Poxa! Esse relatório ficou impecável! Adorei sua atuação! Você é um líder extraordinário! Trabalhar na sua empresa me fez crescer profissionalmente! Você é importante na minha carreira! E aí? Rosou a bochecha, o coração deu uma leve acelerada e por alguns segundos você se sentiu tão bem que esqueceu que estava lendo esse artigo? Bingo! É exatamente assim que seu funcionário sentiria se você se preocupasse em valorizar o que deve ser valorizado!

Se você, com uma certa frequência, fala das ações positivas do seu colaborador, certamente em um momento de correção, de pontuar alguma tarefa que pode ser melhor executada ele estará mais receptivo ao que você tem dizer, você não acha?

O que acha de fazer um teste? Comece a verificar o que as pessoas que estão ao seu redor fazer de bom e diga isso a elas! Depois me conta os resultados!

2º O DONO DA RAZÃO

Você dita as regras, da sugestões, cria alternativas, as suas reuniões mais parecem um monólogo e você reclama que sua equipe não está comprometida com a empresa?

Por que será?

Como uma pessoa se engaja em algo que ela não se sente parte integrante?

Uma pessoa se com

promete com aquilo que ela acredita, aquilo que faz os olhos brilharem!

Dê espaço para sua equipe p

articipar!

Quando você assume aquela antiga postura do “manda quem pode obedece quem tem juízo”, além de perder a chance de ouvir a opinião da equipe que por sinal tem uma percepção bem nítida das situações que ocorrem em uma empresa, existe uma tendência fortíssima de que seus colaboradores se afastem de você! E nesse sentido a sua atuação é de um simples chefe, diretor, empresário qualquer coisa, menos liderança, até por que com esse tipo de postura o que as pessoas menos querem é ser como você, agir como você! Já pensou sobre isso? E o seu legado, onde fica? Já empregou milhares de pessoas, mas a pergunta é: O que essas pessoas tem a dizer sobre você? Do que elas mais vão se lembrar?

Pesado neh?

Dá para reverter… bastante você querer adotar posturas mais assertivas!

 3º INFORMAÇÕES CONFUSAS

Tenha claro o que você espera do seu colaborador. Estrategicamente defina onde ele pode contribuir. Quais serão as tarefas?

Fez isso?

Aí sim, contrata, conversa, define, aplica e monitora.

Uma das maiores frustrações dos colaboradores em empresas dos mais variados segmentos e tamanhos é exatamen

te não compreender até onde podem ir, o que precisa ser feito para se chegar a uma promoção, como é possível se desenvolver na empresa, de que maneira vai ser evidenciado que o trabalho está sendo bem executado?

Por que se tudo que ele faz, ninguém vê valor, por que fazer? Se as ações positivas não geram nenhum impacto, qual o sentido? Só tendo um autocontrole e autoconhecimento muito bem estruturado para resistir. Nesse ponto, muitas empresas perdem grandes talentos por que não observa e principalmente não se posiciona em relação ao colaborador.

Já perdeu algum colaborador que se hoje ele estivesse na empresa os resultados seriam outros? Pois é! É contigo líder! Diminuir ou quem sabe eliminar esses erros depende de você!

PRIORIZE a sua equipe! VALORIZE o que ela faz de bom! DESFRUTE dos resultados!

A COLHEITA DEPENDE UNICAMENTE DO SEU PLANTIO!

Sucesso na sua trajetória!

Gostou do conteúdo de hoje?

Assine a minha lista VIP e fique por dentro das novidades que preparei com exclusividade para você!

Um grande abraço, nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *